Para entender a hérnia de disco devemos antes entender o que são discos intervertebrais, eles são estruturas de amortecimento de impactos localizados entre as vértebras.
Divididos por duas partes: o núcleo pulposo (parte interna) e o anel fibroso (parte externa), a hérnia de disco se dá quando o anel fibroso se rompe e deixa o núcleo vazar em direção das estruturas nervosas vertebrais.
Sabemos que na margem da coluna vertebral emergem diversas raízes nervosas, que dão origem a nervos longos e importantes como o nervo ciático, quando a estrutura discal é comprometida e a parte interna do disco é expelida para fora, as estruturas nervosas podem ser atingidas, causando diversos sintomas como:
Os tratamentos são cirúrgicos e minimamente invasivos, o paciente se vê aliviado dos sintomas logo após a cirurgia e em alguns casos a alta é dada em menos de 2 dias.
A protusão discal é o estágio de comprometimento do disco que antecede a hérnia discal, mas no caso da protusão o anel fibroso ainda não se rompeu.
Podemos fazer um paralelo com um pneu com calombo, esse seria o disco protendido.
Essa protusão, apesar de muitas vezes não ser muito externalizada pode atingir as raízes nervosas e causar, além das dores:
Normalmente remédios para controle da dor e fisioterapia para realinhamento da coluna e recuo da protusão.
Lombalgia é o nome dado a dor localizada na coluna lombar, parte de baixo da coluna, que se estende desde a primeira vértebra após o final das costelas até o começo dos glúteos.
A lombalgia pode se dar por diversos motivos, desde simples irritações musculares à graves patologias vertebrais, todo tipo de dor intensa ou incapacitante deve ser investigada por um médico especialista.
Em alguns casos, a depender da intensidade da compressão nervosa, a lombalgia é acompanhada de outros sintomas como:
Os tratamentos dependem das causas da dor, podem ir desde simples prescrições de medicamentos a complexas intervenções cirúrgicas.
O nervo ciático é o nervo mais extenso do corpo humano e por isso pode causar diversos e intensos sintomas, ele tem suas raízes de nascimento pela união de raízes nervosas lombossacras (vértebras L4 a S3) e vai até o pé.
O desconforto ciático está ligado a problemas de compressão e comprometimento nervoso, comumente sendo causados por hérnias discais.
Os sintomas podem variar entre dores na região lombar, dormências no glúteo e na sola dos pés, formigamentos na extensão do nervo, diminuição de força nas pernas, problemas para controlar o esfíncter e outros.
O tratamento normalmente é cirúrgico, a depender da causa da dor ciática.
A neoplasia é uma massa anormal de células tumorais que podem ser inofensivas ou cancerígenas, algumas neoplasias não demonstram sintomas e não evoluem após certo ponto, podendo ser retirados cirurgicamente.
As neoplasias em caso de serem cancerígenas podem se manifestar com os seguintes sintomas:
Os tratamentos dependem das causas da dor, podem ir desde simples prescrições de medicamentos a complexas intervenções cirúrgicas.
Cervicalgia é o nome dado à dor na coluna cervical, parte da coluna responsável pelo pescoço. A cervicalgia pode se dever a diversos motivos, desde irritações musculares à graves patologias discais.
A cervicalgia, em caso de compressão nervosa, pode vir acompanhada de outros sintomas, como:
Os tratamentos dependem das causas da dor, podem ir desde simples prescrições de medicamentos a complexas intervenções cirúrgicas.
Existem algumas doenças que causam curvaturas vertebrais e variam de nomenclatura de acordo com o sentido no qual a coluna se entorta.
As curvaturas podem causar sintomas cada vez mais intensos de acordo com o grau da curvatura e dentre eles estão:
Elas podem ser divididas em 5 graus, que variam de acordo com o nível da curvatura, o tratamento depende do grau da curva, podendo ser desde apenas analgésicos e fisioterapia, passando por coletes ortopédicos, até procedimentos cirúrgicos como a artrodese.
Também chamado de espondilolistese, trata-se do escorregamento de uma vértebra em relação a sua vizinha superior ou inferior ou até mesmo em relação as duas ao mesmo tempo. O diagnóstico é feito por ressonância magnética e é mais comum após os 48 anos, em mulheres. Ela é causada por uma fratura na vértebra que diminui a resistência dela de permanecer em seu lugar.
O tratamento depende do grau da doença, podendo ser feito com administração de injeções corticoides e medicamentos anti-inflamatórios, em casos de grau 1 e 2. Já nos casos de grau 3 e 4, quando não é possível controlar os sintomas conservadoramente podem ser necessárias cirurgias de realocação e fortalecimento vertebral.
A medula espinhal é a parte responsável pelo direcionamento e microprocessamento das funções orgânicas e dos movimentos corporais, contém substância cinzenta e substância negra, células neuronais responsáveis por manter o corpo em funcionamento perfeito.
A compressão da medula é uma das mais graves patologias da coluna, ela pode ser causada por uma hérnia de disco, uma espondilolistese grave ou uma escoliose avançada.
A medula comprimida pode implicar em perca de movimentos das pernas, dos braços, de todos os músculos não comandados diretamente pelo sistema nervoso central e em alguns casos, em morte.
O tratamento depende da causa da compressão medular e normalmente é cirúrgico.
Nossos endereços dispõe de atendimento presencial e a distância.