Nosso cérebro vive imerso em um líquido viscoso chamado líquido cefalorraquidiano. Em raros casos algumas pessoas, em sua maioria crianças, podem ter uma ultra produção deste líquido.
A hidrocefalia causa compressão cerebral e um inchaço aparente do crânio, o que promove, por sua vezes, diversos sintomas neurológicos como:
O tratamento normalmente é feito com procedimento cirúrgico paralelo a prescrição de fármacos, a fim de diminuir os sintomas e promover melhor qualidade de vida ao paciente.
O aneurisma é uma dilatação na parede de um segmento de um vaso sanguíneo que ao se romper causa falta de fluxo sanguíneo no cérebro, cortando o fornecimento de oxigênio e causando, se não tratada emergencialmente, danos irreversíveis e morte cerebral.
O tratamento é cirúrgico e consiste na clipagem do aneurisma, para prevenir a ruptura e suas consequências. Mas nem todos os aneurismas podem ser tratados e alguns pacientes podem passar a vida toda com o aneurisma intacto.
O tratamento é cirúrgico e consiste na clipagem do aneurisma, para prevenir a ruptura e suas consequências. Mas nem todos os aneurismas podem ser tratados e alguns pacientes podem passar a vida toda com o aneurisma intacto.
A neoplasia é uma massa de tecido anormal que aparece e cresce no cérebro e na base do cérebro. Como um tumor, ele pode ser benigno ou cancerígeno, os benignos costumam crescer mais lentamente e serem menos invasivos, já os cancerígenos são extremamente invasivos e crescem em ritmo acelerado.
Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos:
O tratamento é feito com a radioterapia, quimioterapia e quando .possível, a neurocirurgia age na retirada da massa tumoral
O meningioma é uma doença tumoral que começa na meninge, camadas de tecidos que circundam o encéfalo e a medula espinhal, logo abaixo da proteção óssea.
Esse tipo de tumor corresponde a 30% de todos os tumores cerebrais, acomete duas vezes mais mulheres do que homens e os riscos de desenvolvimento aumentam com a idade.
Os sintomas podem aparecer repentinamente ou aos poucos, e entre eles estão:
O meningioma pode crescer lentamente e existir por anos sem ser detectado. Em alguns casos, os meningiomas não se desenvolvem e podem ser removidos por cirurgia.
Gliomas são tumores originários de células gliais, existentes no cérebro. Além do cérebro eles podem atingir o sistema nervoso e a coluna vertebral, 33% dos tumores cerebrais são gliomas
Alguns gliomas não apresentam sintomas, mas, quando o fazem, já estão desenvolvidos e pressionando a estrutura cerebral ou a medula espinhal. Os sintomas mais comuns são:
O tratamento envolve excisão cirúrgica, radioterapias e, para alguns tumores, quimioterapia.
Traumatismo craniano fechado é um tipo de traumatismo craniano (batidas na cabeça) onde não ficam lesões aparentes macroscopicamente na cabeça.
Também chamados de concussões cerebrais, podem causar náuseas, vômitos, visão turva, dores e dificuldade de concentração, pois ao bater a cabeça o cérebro se desloca e se choca com a parte de frente da meninge e do crânio.
Normalmente o tratamento emergencial é cirúrgico e exige descompressão craniana.
A enxaqueca é uma espécie de dor de cabeça de intensidade variável que pode ser acompanhada de náuseas, sensibilidades a luz e ao som.
Ela pode ser causada por fatores hormonais, má alimentação, estresse e exercícios físicos.
A enxaqueca pode causar, entre outros:
Normalmente passa com a ingestão de analgésicos e tratamento da causa.
São coleções semilíquidas ou sólidas de formas muito bem delimitadas, podem existir no cérebro e na coluna vertebral, e possuem diversas etiologias, como as congênitas, casos dos cistos aracnoideos, infecciosos, como a neurocisticercose, tumorais e outros.
Em alguns casos eles podem ser assintomáticos, e as manifestações dependem de onde os cistos estão localizados, mas em sua maioria, podem causar:
O tratamento depende do nível dos sintomas, portanto, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos para retirada dos cistos.
O Parkinson é uma patologia que causa degeneração de células situadas numa parte do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem dopamina, substância responsável por conduzir os impulsos nervosos para o corpo.
A falta de dopamina prejudica os movimentos, provocando sintomas como:
Não existem curas para o Parkinson, mas existem remédios que, se aliados a bons hábitos de vida, podem retardar o avanço da doença, dando melhores condições de vida ao paciente.
Nossos endereços dispõe de atendimento presencial e a distância.