doenças Cerebrais

Hidrocefalia

O QUE É

Nosso cérebro vive imerso em um líquido viscoso chamado líquido cefalorraquidiano. Em raros casos algumas pessoas, em sua maioria crianças, podem ter uma ultra produção deste líquido.

SINTOMAS

A hidrocefalia causa compressão cerebral e um inchaço aparente do crânio, o que promove, por sua vezes, diversos sintomas neurológicos como:

• Sonolência constante
  • Fortes dores de cabeça
  • Sensação de cabeça pesada
  • Náuseas e vômitos
  • Irritabilidade
  • Desorientação
  • Visão borrada
  • Perda de apetite e outros

TRATAMENTOS

O tratamento normalmente é feito com procedimento cirúrgico paralelo a prescrição de fármacos, a fim de diminuir os sintomas e promover melhor qualidade de vida ao paciente.

Aneurismas Intracranianos

O QUE É

O aneurisma é uma dilatação na parede de um segmento de um vaso sanguíneo que ao se romper causa falta de fluxo sanguíneo no cérebro, cortando o fornecimento de oxigênio e causando, se não tratada emergencialmente, danos irreversíveis e morte cerebral.

O tratamento é cirúrgico e consiste na clipagem do aneurisma, para prevenir a ruptura e suas consequências. Mas nem todos os aneurismas podem ser tratados e alguns pacientes podem passar a vida toda com o aneurisma intacto.

SINTOMAS

Os sintomas de um aneurisma cerebral que rompe, dentre outros, são:
  • Dor de cabeça muito intensa;
  • Desmaio;
  • Vômitos e náuseas constantes;
  • Sensibilidade à luz;
  • Pescoço duro;
  • Dificuldade para caminhar ou tonturas repentinas;
  • Convulsões.

Tumores Cerebrais

O QUE É

A neoplasia é uma massa de tecido anormal que aparece e cresce no cérebro e na base do cérebro. Como um tumor, ele pode ser benigno ou cancerígeno, os benignos costumam crescer mais lentamente e serem menos invasivos, já os cancerígenos são extremamente invasivos e crescem em ritmo acelerado.

SINTOMAS

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos:

• Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência
  • Convulsões
  • Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo
  • Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples
  • Alterações de personalidade ou de raciocínio
  • Dificuldade para falar

TRATAMENTOS

O tratamento é feito com a radioterapia, quimioterapia e quando .possível, a neurocirurgia age na retirada da massa tumoral

Meningioma

O QUE É

O meningioma é uma doença tumoral que começa na meninge, camadas de tecidos que circundam o encéfalo e a medula espinhal, logo abaixo da proteção óssea.

Esse tipo de tumor corresponde a 30% de todos os tumores cerebrais, acomete duas vezes mais mulheres do que homens e os riscos de desenvolvimento aumentam com a idade.

SINTOMAS

Os sintomas podem aparecer repentinamente ou aos poucos, e entre eles estão:

• Dores de cabeça
  • Turvação visual
  • Fraqueza nos braços ou pernas
  • Dormência
  • Perda de equilíbrio
  • Perda de audição
  • Perda de memória e outros

TRATAMENTOS

O meningioma pode crescer lentamente e existir por anos sem ser detectado. Em alguns casos, os meningiomas não se desenvolvem e podem ser removidos por cirurgia.

Glioma

O QUE É

Gliomas são tumores originários de células gliais, existentes no cérebro. Além do cérebro eles podem atingir o sistema nervoso e a coluna vertebral, 33% dos tumores cerebrais são gliomas

SINTOMAS

Alguns gliomas não apresentam sintomas, mas, quando o fazem, já estão desenvolvidos e pressionando a estrutura cerebral ou a medula espinhal. Os sintomas mais comuns são:

• Dores de cabeça; convulsões;
  • Mudanças de personalidade;
  • Fraqueza nos braços, na face ou pernas;
  • Dormência;
  • Tontura;
  • Problemas na fala;
  • Náusea;
  •  E Vômito.

TRATAMENTOS

O tratamento envolve excisão cirúrgica, radioterapias e, para alguns tumores, quimioterapia.

Traumatismo Craniano Fechado

O QUE É

Traumatismo craniano fechado é um tipo de traumatismo craniano (batidas na cabeça) onde não ficam lesões aparentes macroscopicamente na cabeça.

SINTOMAS

Também chamados de concussões cerebrais, podem causar náuseas, vômitos, visão turva, dores e dificuldade de concentração, pois ao bater a cabeça o cérebro se desloca e se choca com a parte de frente da meninge e do crânio.

TRATAMENTOS

Normalmente o tratamento emergencial é cirúrgico e exige descompressão craniana.

Enxaqueca

O QUE É

A enxaqueca é uma espécie de dor de cabeça de intensidade variável que pode ser acompanhada de náuseas, sensibilidades a luz e ao som.

Ela pode ser causada por fatores hormonais, má alimentação, estresse e exercícios físicos.

SINTOMAS

A enxaqueca pode causar, entre outros:

• Dor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Hipersensibilidade à luz, aos sons e a certos odores, que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Agitação.

TRATAMENTOS

Normalmente passa com a ingestão de analgésicos e tratamento da causa.

Cistos do sistema nervoso central

O QUE É

São coleções semilíquidas ou sólidas de formas muito bem delimitadas, podem existir no cérebro e na coluna vertebral, e possuem diversas etiologias, como as congênitas, casos dos cistos aracnoideos, infecciosos, como a neurocisticercose, tumorais e outros.

SINTOMAS

Em alguns casos eles podem ser assintomáticos, e as manifestações dependem de onde os cistos estão localizados, mas em sua maioria, podem causar:

• Dores de cabeça
  • Déficits neurológicos
  • Dores difusas
  • Entre outros

TRATAMENTOS

O tratamento depende do nível dos sintomas, portanto, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos para retirada dos cistos.

doença de parkinson

O QUE É

O Parkinson é uma patologia que causa degeneração de células situadas numa parte do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem dopamina, substância responsável por conduzir os impulsos nervosos para o corpo.

SINTOMAS

A falta de dopamina prejudica os movimentos, provocando sintomas como:

• Tremores
  • Lentidão de movimentos
  • Rigidez muscular
  • Desequilíbrios
  • Alterações na fala e na escrita

TRATAMENTOS

Não existem curas para o Parkinson, mas existem remédios que, se aliados a bons hábitos de vida, podem retardar o avanço da doença, dando melhores condições de vida ao paciente.

endereço e contato

Nossos endereços dispõe de atendimento presencial e a distância.