A endoscopia da coluna é um procedimento amplamente usado para tratar hérnias discais. Ele consiste em fazer uma incisão de cerca de 1cm de diâmetro em um local estratégico da coluna, a depender da localização da hérnia de disco, após isso uma cânula é introduzida na incisão e por ela se passam os instrumentos necessários para a retirada dos fragmentos de disco herniados.
Esta cânula é munida de uma câmera e uma fonte de luz em sua extremidade e é conectada por fibra ótica a monitores cirúrgicos de alto rendimento e é por eles que o neurocirurgião se guia internamente na realização do procedimento.
A cirurgia costuma demorar cerca de 2h e o paciente tem alívio instantâneo dos sintomas, a alta hospitalar costuma acontecer até 24h após a cirurgia e o paciente está apto a voltar para suas atividades laborais de 2 a 3 semanas após a alta.
A rizotomia por radiofrequência é um procedimento importantíssimo na medicina da dor, por ser um tratamento percutâneo minimamente invasivo e considerado de baixo risco.
É feito com a ajuda de uma espécie de agulha que “queima” (causa micro lesões térmicas) nas minis terminações nervosas causadoras da dor na coluna.
É amplamente usada para tratar a dor de pacientes com inflamação das articulações da coluna.
O bloqueio anestésico é um procedimento minimamente invasivo de alívio da dor, que consiste na inserção de medicamentos próximos às terminações nervosas da área dolorida.
Esses medicamentos podem ser anestésicos, corticoides e anti-inflamatórios e são muito eficazes pra resolver emergencialmente dores vertebrais que não respondem mais a fármacos tradicionais.
A artrodese é um procedimento cirúrgico de fixação de vértebras em seus devidos lugares, ela é necessária quando há instabilidade nas estruturas discais/vertebrais ou tortuosidade na coluna.
A artrodese consiste em substituir o disco intervertebral por um disco sintético chamado “cage” e ligar as vértebras com hastes de titânio parafusadas em cada uma delas.
O “cage” pode ser de titânio ou formado por enxerto ósseo do próprio paciente, esse disco sintético é responsável por se fundir as vértebras superior e inferior, formando um único corpo ósseo, eliminando a instabilidade de movimentação da coluna, limitando sua articulação.
A artrodese pode ser feita pelas costas, pela barriga, pelo lado do tronco, entre outras, cada maneira de se fazer artrodese tem um nome, e os mais usados são:
ALIF: Artrodese feita pela barriga, por não precisar passar pelas ramificações nervosas presentes na pare de trás da coluna, ela é mais segura e promove um pós-cirúrgico mais tranquilo.
TFLIF: Feita pelas costas, é o método mais utilizado e mais simples de se fazer uma artrodese
OLIF: A olif é feita pela lateral do abdômen, desenvolvida para ser simples e com baixo risco de complicações cirúrgicas.
A artrodese é recomendada para tratar doenças como:
As cirurgias minimamente invasivas são procedimentos que tem como objetivo tratar a patologia de maneira mais eficiente possível com a máxima preservação dos tecidos naturais e anatômicos.
Essas técnicas têm como benefícios a menor taxa de risco cirúrgica, menor sangramento intraoperatório, alta mais rápida, volta às atividades laborais normais em poucas semanas.
Elas podem ser usadas para tratar:
São tratamentos não invasivos, podem ser usadas em patologias não desenvolvidas e simples, que não necessitam de intervenção cirúrgica, preservando a totalidade das estruturas doentes. Os tratamentos conservadores mais comuns são:
Nossos endereços dispõe de atendimento presencial e a distância.